Sabemos que o Digital Signage é uma ferramenta elegante e eficaz na distribuição de informações, sua tecnologia permite ações de segmentação de público (targeting), interatividade e novas experiências ao consumidor.
Aqui listamos alguns passos importantes na hora do uso do Digital Signage.
1. Estude o público-alvo
Conhecer seus colaboradores, funcionários e clientes é indispensável na hora de escolher os conteúdos e publicidades que serão transmitidos. O Digital Signage é a ponte de comunicação visual entre a administração e as pessoas. Ele auxilia na transmissão de valores e ideias, quanto mais conhecemos as pessoas, mais certeira é a abordagem. Sabendo os interesses de seu público, torna-se mais fácil a escolha de conteúdo que irá atraí-lo. Aí então será possível definir se a sua sinalização digital irá incluir, por exemplo, disparos de notícias, promoções, conteúdos de esportes, culinária, saúde, entretenimento entre outros.
2. Tenha um objetivo estratégico
É importante ter um objetivo final, traçar e seguir um plano para sua empresa nesta comunicação. Vale ressaltar que o Digital Signage é uma ferramenta de diálogo, isso torna imprescindível um planejamento para seu uso. Para dar resultados, não basta apenas atrair a atenção de seu público, é necessário usar a atenção dele, naquele momento, para relacionar com as estratégias da instituição. Reter e informar.
3. Utilize um software
Possuir um software ajuda a centralizar a programação de todos os painéis de exibição, permitindo o gerenciamento remoto de todos os conteúdos exibidos, assim, otimizando seu tempo. A maioria de serviços de sinalização digital já utilizam softwares para o disparo de informação, porém nem todos tem as melhores funcionalidades para te auxiliar nisso. As principais funções que um software tem que ter são:
- Monitoramento de telas e pontos em tempo real;
- Programação de conteúdo antecipado;
- Gerar relatórios de exibição e players;
- Autonomia e facilidade na gestão e atualização de conteúdo;
- Integração com portais de notícias.
A Linea trabalha com o próprio software, o DSS (Digital Signage Software), que contém todas as funções acima. Ainda assim, possui a criação de carrossel de conteúdo (para diversificar na lista de reprodução), biblioteca de pacotes de vídeos prontos, mapa de exibição de players online entre outros funcionamentos.
4. Segmente a informação
É possível segmentar os conteúdos a serem passados em cada contexto. Com a ajuda de um software pode-se escolher em qual horário, local e datas que serão transmitidos, tendo uma maior variedade de público (possíveis clientes ou colaboradores). O Digital Signage acompanha a sua equipe de marketing, te aproximando cada vez mais de seu público.
O DSS monitora todas as telas em tempo real. Ele sinaliza todas as informações necessárias, como quais aparelhos precisam de ajuste técnico, os conteúdos que estão sendo exibidos, o local de instalação, o software permite até mesmo histórico de conteúdo, garantindo total segurança e agilidade.
5. Seja criativo com os conteúdos
Depois de ter definido o público e objetivo estratégico, é preciso definir o “como” essa informação vai chegar no seu destino. Para isso é importante levar em consideração a sua atuação ou modelo de negócio para definir os melhores layouts e os que mais fazem sentido. Listamos algumas ideias que podem ser desenvolvidas pela sua equipe de criação ou através de RSS:
- Quadro de avisos;
- Agendas;
- Cardápios;
- Código de conduta;
- Materiais explicativos;
- Aniversariantes do mês;
- Notícias internas ou segmentas com temas específicos da área;
- Funcionário do mês;
- Quizzes;
- Curiosidades.
Além de oferecermos uma biblioteca de conteúdos prontos através de nosso software de gerenciamento, também temos um e-commerce em que pode-se adquirir os pacotes de vídeos.
6. Escolha bem os pontos de exibição
Tão importante quanto contratar esses serviços, é decidir em quais locais serão instaladas as telas, isso faz toda a diferença para o retorno. A transmissão tem que estar onde as pessoas estão com tempo para um maior impacto. Opte por filas de espera, salas de atendimento ou ambientes de descanso de colaboradores.
Outro fator que pode ser um diferencial é escolher corretamente entre a diversidade de telas disponíveis. Há muitos tamanhos de monitores disponíveis no mercado, mas também pode ser considerado passar algum conteúdo em totens de autoatendimento, junto com a gestão de filas ou menu boards (telas encaixadas e sincronizadas).
Essas são algumas das dicas que a Linea Comunicações encontrou que podem ser úteis para o seu negócio, venha conhecer nossos serviços e produtos.